A conquista do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, para o território do sisal, foi uma luta que partiu dos movimentos sóciais, pela necessidade de qualificar os comunicadores da região.
No sábado (24), o Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia, formou sua primeira turma de bacharel em Comunicação Social.
A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esporte de Conceição do Coité, contando com a presença de familiares e amigos dos 17 graduados que participaram da solenidade.
Compôs a mesa de honra a vice-reitora da UNEB Amélia Maraux, o diretor do IRDEB Pola Ribeiro, como paraninfo da turma, a professora Nísia Alejandro Rizzo, como patronesse, professora homenageada Obdália Ferraz, professora Kátia Morais representando o colegiado, diretora do departamento professora Joselita Gabriel e Carlos Henrique Valença como funcionário homenageado.
A conquista do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, para o território do sisal, foi uma luta que partiu dos movimentos sóciais, pela necessidade de qualificar os comunicadores da região.
Essa turma enfrentou muitas dificuldades por ser a primeira, mas grandes foram as conquistas que essa conseguiu. E hoje o território do sisal e porque não dizer o estado, o país, já que estudantes de comunicação aprender que o "local é global" andam juntos, conta com novos profissionais que juraram exercer sua profissão com honestidade.
No semblante de cada um dos graduados, a exemplo de Antonio Sergio, exibindo o canudo, percebe-se o sentimento de alegria, depois de quatro anos de estudo, de muitas dificuldades principalmente para quem se deslocava todos os dias de outras cidades. No momento em que cada um dos alunos vinha até a mesa colar o grau, era tocada uma música que retratasse a sua trajetória, um instante de muita emoção para o graduado e a família, que juntos sonharam com esse dia. Os estilos eram bem diversificados, tiveram músicas de forro, pagode e MPB, descontraindo a solenidade.
Essa turma que contou com Alcebíades dos Santos, deixará saudade para os docentes e discentes da Universidade, mas muito farão pela comunicação nessa região.
O curso tem uma extensão regional e segundo Amélia, vice-reitora, foi resultado da luta da sociedade civil organizada, tendo a frente o CODES. Ele destacou em seu pronunciamento o esforço desta primeira turma, pois não contaram com os laboratórios necessários que o curso exige.(veja em instantes o álbum de fotos)
Apenas o prefeito de Biritinga, Gilmário Souza de Oliveira (PDT), compareceu a solenidade. O prefeito de Conceição do Coité, Renato Souza (PP) e a secretária de Educação, Genilda Mota, não participaram e não justificaram suas ausências.
Segundo o chefe do cerimonial, apenas as prefeituras de Serrinha e Biritinga contribuíram para realização do evento. Os demais custos foram patrocinados pela iniciativa privada.
Uma turma alegre e diversificada
Airam da Silva Costa (Barrocas)
Alcebíades dos Santos Sobrinho(Coité)
Ana Luiza S. dos Santos (Serrinha)
Antonio Sérgio de Silva Pastor(Coité)
Ariclene Cunha Silva (São Domingos)
Fábio Bastos (Biritinga)
Faustino Silva da Souza(Coité)
Joabson Simões Sampaio(Coité)
João Vítor de Oliveira Neto(Alagoinhas)
Juliana Costa Oliveira(Serrinha)
Lorena Katarine Nascimento Oliveira( Feira de Santana)
Lucivaldo dos Anjos( Serrinha)
Maria Derivagna Silva (Valente)
Paulo Enselmo Ramos de Jesus(Catu)
Paulo Marcos Queirós dos Santos (Riachão do Jacuipe/ Barreiros)
Robson Cordeiro de Oliveira(Coite/ Salgadália)
Toni Chagas de Oliveira(Valente)
Por: Raiane Lopes/ fotos: Raimundo Mascarenhas
Leia mais!