25 de abr. de 2010

Coité e região ganham seus primeiros comunicólogos formados pela UNEB

A conquista do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, para o território do sisal, foi uma luta que partiu dos movimentos sóciais, pela necessidade de qualificar os comunicadores da região.

No sábado (24), o Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia, formou sua primeira turma de bacharel em Comunicação Social.

A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esporte de Conceição do Coité, contando com a presença de familiares e amigos dos 17 graduados que participaram da solenidade.

Compôs a mesa de honra a vice-reitora da UNEB Amélia Maraux, o diretor do IRDEB Pola Ribeiro, como paraninfo da turma, a professora Nísia Alejandro Rizzo, como patronesse, professora homenageada Obdália Ferraz, professora Kátia Morais representando o colegiado, diretora do departamento professora Joselita Gabriel e Carlos Henrique Valença como funcionário homenageado.

A conquista do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, para o território do sisal, foi uma luta que partiu dos movimentos sóciais, pela necessidade de qualificar os comunicadores da região.

Essa turma enfrentou muitas dificuldades por ser a primeira, mas grandes foram as conquistas que essa conseguiu. E hoje o território do sisal e porque não dizer o estado, o país, já que estudantes de comunicação aprender que o "local é global" andam juntos, conta com novos profissionais que juraram exercer sua profissão com honestidade.

No semblante de cada um dos graduados, a exemplo de Antonio Sergio, exibindo o canudo, percebe-se o sentimento de alegria, depois de quatro anos de estudo, de muitas dificuldades principalmente para quem se deslocava todos os dias de outras cidades. No momento em que cada um dos alunos vinha até a mesa colar o grau, era tocada uma música que retratasse a sua trajetória, um instante de muita emoção para o graduado e a família, que juntos sonharam com esse dia. Os estilos eram bem diversificados, tiveram músicas de forro, pagode e MPB, descontraindo a solenidade.

Essa turma que contou com Alcebíades dos Santos, deixará saudade para os docentes e discentes da Universidade, mas muito farão pela comunicação nessa região.

O curso tem uma extensão regional e segundo Amélia, vice-reitora, foi resultado da luta da sociedade civil organizada, tendo a frente o CODES. Ele destacou em seu pronunciamento o esforço desta primeira turma, pois não contaram com os laboratórios necessários que o curso exige.(veja em instantes o álbum de fotos)

Apenas o prefeito de Biritinga, Gilmário Souza de Oliveira (PDT), compareceu a solenidade. O prefeito de Conceição do Coité, Renato Souza (PP) e a secretária de Educação, Genilda Mota, não participaram e não justificaram suas ausências.

Segundo o chefe do cerimonial, apenas as prefeituras de Serrinha e Biritinga contribuíram para realização do evento. Os demais custos foram patrocinados pela iniciativa privada.

Uma turma alegre e diversificada

Airam da Silva Costa (Barrocas)

Alcebíades dos Santos Sobrinho(Coité)

Ana Luiza S. dos Santos (Serrinha)

Antonio Sérgio de Silva Pastor(Coité)

Ariclene Cunha Silva (São Domingos)

Fábio Bastos (Biritinga)

Faustino Silva da Souza(Coité)

Joabson Simões Sampaio(Coité)

João Vítor de Oliveira Neto(Alagoinhas)

Juliana Costa Oliveira(Serrinha)

Lorena Katarine Nascimento Oliveira( Feira de Santana)

Lucivaldo dos Anjos( Serrinha)

Maria Derivagna Silva (Valente)

Paulo Enselmo Ramos de Jesus(Catu)

Paulo Marcos Queirós dos Santos (Riachão do Jacuipe/ Barreiros)

Robson Cordeiro de Oliveira(Coite/ Salgadália)

Toni Chagas de Oliveira(Valente)

Por: Raiane Lopes/ fotos: Raimundo Mascarenhas


Leia mais!

21 de abr. de 2010

1º de Maio dia do Trabalhador 2010

"Vamos Saldar Barreiros Nossa Luta Começou Vem 1º de Maio dia do Trabalhador"

"VEM QUA VEM VER, VEM VER VEM QUA, VEM QUA VEM VER, AS MULHERES DE BARREIROS SAMBAR! "

DIA 1º DE MAIO 2010, DIA DO TRABALHADOR, EM BARREIROS O MELHOR EVENTO CULTURAL DE NOSSA REGIÃO.

PROGRAMAÇÃO:
04H DA MANHÃ - BOI ROUBADO SAÍDA DO POSTO DE GASOLINA (SERÁ SERVIDO MINGAU DURANTE O BOI ROUBADO)

12H ALMOÇO NO CENTRO DE ABASTECIMENTO

15H APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO CEDRO

A PARTIR DA 18H-BANDEIRA

19H JANTAR DURANTE O JANTAR HAVERÁ APRESENTAÇÃO COM ERIVAN LIMA

20:30 -1ª APRESENTAÇÃO DO GRUPO DA MELHOR IDADE COM FOLIA DE REIS

LOGO APÓS SAMBA DE RODA ATÉ O SOL RAIAR

COM PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES DE SANTA LUZ, OURO VERDE, TERRA BRANCA, E DEMAIS COMUNIDADE.

COLABORAÇÃO COMUNIDADE LOCAL E RADIO COMUNITÁRIA BARREIROS FM
Leia mais!

Rheluz divulga VT do Festival de Sambadores

VT de divulgação do 6º Festival Regional de Sambadores em Pintadas
Data: 07 a 09 de maio de 2010

Imagens: Arquivo Pensar Filmes
Roteiro e direção: Vandelson Gonçalves
Edição: Leandro Mendes
Narração: Paulo Marcos

Assista o VT



Leia mais!

17 de abr. de 2010

Capacitação para Comunicadores Comunitários:Resultado de uma parceria com a Unesco no Brasil, Agecom e a ONG Jequitibá

A Bahia foi um dos estados escolhidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para uma das oficinas de formação de comunicadores comunitários realizadas pela instituição no Brasil.

O curso, em parceria com a Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom), reuniram 21 comunicadores de 12 Territórios de Identidade, na 2ª parte, realizada dias 07 e 08 de abril de 2010, na Organização Fraternal São José, na Cidade Baixa, em Salvador. Estavam os comunicadores comunitários da Representando a Bacia do Jacuipe, Rádio Mairi FM - Gidailma Souza e Aécio Lima.

Segundo o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, o Governo do Estado, nesta parceria, está buscando cumprir uma deliberação das Conferências Estadual e Nacional realizada no ano passado, de apoiar este segmento comunitário. “As Rádios Comunitárias desenvolvem um papel importante”.

No segundo momento do curso estava apenas como mediador, o Jornalista Suíço Jean-Jacques Fontaine. Houve uma avaliação diante do que foi repassado de conhecimento na primeira etapa realizada de 02 a 06 de novembro do ano passado, como técnicas de entrevistas e reportagens, moderação de debates, construção e redação de noticiário e a importância da pesquisa no dia-a-dia do comunicador. E o acompanhamento da evolução das ações locais realizadas após o curso.

“O objetivo é ensinar ações práticas e fazer com que estes locutores desenvolvam um trabalho mais profissional com a comunidade e leve para a população informações locais e de interesse público”, explica Fontaine, profissional com 20 anos de experiência em rádios e TVs na Suíça.
O projeto prevê, para 2011, que os selecionados desta etapa participem de uma formação mais extensa de qualificação de agentes multiplicadores na formação em radiojornalismo comunitário nos territórios.

Leia mais!

14 de abr. de 2010

Fundador e Radialista da Barreiros Fm Paulo Marcos é detido pela Polícia Militar em Gavião


Com a câmera ligada registrou tudo, inclusive as ameaças que sofreu por policiais

Jpg00020

"Aproximadamente 11h da manhã, desta terça-feira (13), eu fazia uma reportagem na Feira Livre de Gavião, 260 km de Salvador, quando percebi uma concentração de pessoas e três carros de polícia. Fui informado que se tratava de mais uma blitz da Polícia Militar para apreender motos em situação irregular.


Resolvi então realizar uma matéria sobre o assunto e comecei a filmar. O Soldado Robério percebeu o fato veio em minha direção, pegou no meu braço e me conduziu para a viatura. Falei a ele que se tratava de imprensa. Neste momento a câmera estava desligada. Imediatamente liguei o equipamento e continuei a filmar dentro do veículo.


Jpg00017O carro é uma range plotada com a MARCA TERRA DE TODOS NÓS do Governo do Estado. Em Gavião não tem viatura. Depois de começar a desfilar ao redor do Centro de Abastecimento por pelo menos 100 metros, pararam o carro.

No momento mais de 200 pessoas acompanhavam a operação. Várias motos já tinham sido apreendidas. Exatamente 3 minutos depois o policial Geovânio me retirou de dentro do carro e pediu desculpas.


Alguns minutos depois a TVE me ligou pedindo para avisar aos moradores do Peixe que a reportagem que eu tinha produzido iria ao ar ao meio dia. (assista aqui)


Como muitas pessoas sabem sou radialista desde 1997. Atuo na Região Sisaleira e já passei por diversas rádios prestando serviços e contribuindo para melhorar o jornalismo comunitário.


Sou formado em Rádio e TV pela UNEB e atualmente trabalho em Gavião como Assessor Geral de Comunicação da Prefeitura local. Sou coordenador e repórter do Núcleo Pensar Filmes, que tem sede em Pintadas e produz reportagens para a TVE-BA nos municípios da Bacia do Jacuípe.


Alguns amigos da imprensa como Marcus Aurélio da Globo, José Ferraz da Jacuípe, Nilton Feliz da Sisal e Valdemi de Assis da Calila Notícias já se manifestaram e eu agradeço o apoio de cada um.


Jpg00030Um detalhe importante a viatura (foto - o policial que me levou pra o carro é esse que dirige) que aparece no final da gravação é de Barreiros, localidade onde nasci e tenho meus familiares ainda morando. A Associação da Rádio Comunitária Bareiros FM foi a organização local que lutou para levar o pelotão e aviatura pra lá. E eu fui um dos fundadores da associação.


É lamentável, mas aconteceu comigo. Policiais desqualificados, sem formação e muita arrogancia continua a intimidar pessoas de bem.


Perguntas que ficam no ar:

Seria porque sou negro de cabelos black power?

Seria para esconder o que estavam fazendo?

Porquê não pediram identificação?

Porquê me levar para a delegacia? Seria pra dar porrada e apagar a gravação?

O que quis dizer o PM quando falou "me dei a câmera por bem"?

Porquê a operação não prende os ladrões de motos?

Paulo Marcos

Assista o vídeo e comente.


Leia mais!

Barreiros Fm Nossa Rádio é Comunitária